Página inicial > Últimas Notícias > O mestrado profissional em Sistemas Agroindustriais mudou de nome

O mestrado profissional em Sistemas Agroindustriais mudou de nome

• Criado: Terça, 15 Fevereiro 2022 17:21
  • Publicado: Terça, 15 Fevereiro 2022 11:21
  • Última Atualização: Terça, 15 Fevereiro 2022 17:44
imagem sem descrição.

O Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Sistemas Agroindustriais, modalidade profissional do Campus Pombal da UFCG mudou de nome e a partir de agora será chamado de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Sistemas Agroindustriais - PPGGSA. Desde sua criação ocorrida no ano de 2010, o Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais passou pelas transformações naturais da evolução da pesquisa na área de Ciências Ambientais o que terminou por demonstrar a necessidade de atualização curricular ao longo do tempo e, por consequência, do nome do programa.

Composto por um corpo docente diversificado, o PPGGSA é uma modalidade de Pós-Graduação voltada para a formação e capacitação de profissionais nas diversas áreas de atuação em Gestão e Sistemas Agroindustriais, mediante o estudo de técnicas, processos e temáticas que atendam às demandas do setor produtivo e formativo educacional, mediante a apropriação e aplicação do conhecimento com rigor metodológico e fundamentos científicos em pesquisa aplicada, produção de tecnologias e inovação dos processos de produção.

Como proposta de reorganização, o colegiado do programa deliberou no ano de 2019 que deveria ser encaminhada a Capes a solicitação de alteração do nome do programa. No mês de dezembro de 2021 foi homologada pela Capes a alteração do nome e em fevereiro de 2022 o sistema da Capes atualizou o nome do programa para Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Sistemas Agroindustriais - PPGGSA, que é ofertado no âmbito do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA, Campus Pombal da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.

Com o novo nome o programa passa a abranger uma denominação que melhor aborda suas linhas e projetos de pesquisa, bem como visa melhorar os indicadores de qualidade nos diferentes critérios de avaliação. Com a modificação da nomenclatura do programa as ações de ensino e pesquisa, passam, portanto, a ter como desafio o fortalecimento de todo o contexto de funcionamento e formação acadêmica dos mestrandos.

O PPGGSA tem como base principal a infraestrutura física e de recursos humanos das Unidades Acadêmicas de Ciências Agrárias (UAGRA), Ciências e Tecnologia Ambiental (UACTA) e Tecnologia de Alimentos (UATA) do Campus de Pombal da UFCG, sendo oferecido no nível de mestrado, na modalidade Profissional, com área de concentração em Ciência e Tecnologia em Gestão e Sistemas Agroindustriais, com as seguintes linhas de pesquisa: I – Produção e Tecnologia Agroindustrial, e; II – Gestão Ambiental em Sistemas Agroindustriais.

Fonte: ASCOM - CCTA

registrado em: