Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fazenda Experimental
Início do conteúdo da página
estrutura do centro

Conheça a Fazenda Experimental do CCTA

Escrito por Everton Ferreira | Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 10h51 | Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 14h35 | Acessos: 2561

Utilizada na realização de projetos relacionados às diversas áreas de competência do Centro.

Sobre a Fazenda

A Fazenda Experimental do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA da UFCG está localizada no município de São Domingos - PB, distante 32 km da sede do Centro. A instalação é fruto de doação ocorrida no ano de 2013 pela Secretaria do Patrimônio da União na Paraíba - SPU-PB, o que representou uma significativa conquista da Administração do Centro e da Universidade na época.

A Fazenda Experimental tem como finalidade principal servir de órgão suplementar, com atribuições técnicas e didático-científicas, visando oferecer suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão relativas aos cursos de graduação e pós-graduação do CCTA.

As atividades na Fazenda Experimental estão ocorrendo de maneira contínua desde o ano de 2016, uma vez que a estrutura implantada a partir daquele ano já permitia o início de algumas atividades relacionadas a aulas práticas e pesquisas diversas.

Desde então esta área experimental tem sido utilizada no desenvolvimento de aulas práticas, projetos de pesquisas nas diversas áreas de competência do Centro, trabalhos de conclusão de cursos de graduação, projetos de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado, especialmente relacionadas ao curso de graduação em Agronomia nas áreas de fruticultura, olericultura e grandes culturas.

Ao longo do tempo a gestão do CCTA tem investido na realização de obras e reformas de infraestrutura na Fazenda Experimental, na contratação de prestadores de serviços terceirizados e na aquisição de materiais e equipamentos a serem utilizados para melhorar a sua estrutura.

Além da área térrea destinada à realização de pesquisas, a infraestrutura atual da Fazenda Experimental é composta pelos seguintes itens e insumos: Duas edificações, sendo um dormitório masculino e feminino com 12 camas e 2 banheiros e capacidade para 12 pessoas e uma casa sede para atendimento das atividades administrativas com depósito para material de consumo, cozinha e banheiro. As instalações conta ainda com um trator equipado com os seguintes implementos: Plantadeira adubadeira, pulverizador de barras, arado, grade de arraste, grade de disco, subsolador, duas roçadeiras, perfurador de solo e carroção.

O desenvolvimento das atividades na Fazenda Experimental tem apresentado resultados positivos, sobretudo no que se refere à melhoria da formação profissional dos alunos, ao aumento da qualidade da produção científica dos docentes do Centro e à geração e difusão de novas tecnologias para agricultores e empresas que atuam nesse nicho de mercado.

Contato:

Servidor Responsável: Francisco Alves da Silva
Cargo/Função: Coordenador da Fazenda Experimental 
E-mail: franliro@ccta.ufcg.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página