Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Monitoria no CCTA
Início do conteúdo da página
programas do centro

Programa de Monitoria no CCTA

Escrito por Everton Ferreira | Publicado: Segunda, 15 de Março de 2021, 10h31 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 15h11 | Acessos: 3690

O Programa de Monitoria Acadêmica da UFCG é uma ação institucional de incentivo à formação acadêmica, mantido e coordenado pela Coordenação de Programas e Estágios - CPE da PRE, que proporciona aos estudantes dos cursos de graduação um espaço de aprendizagem, visando o aprimoramento da formação acadêmica e pedagógica, a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento da autonomia e formação dos estudantes.

O Programa de Monitoria do CCTA é responsável pela gestão dos assuntos de monitoria no âmbito do centro. O programa busca, entre outras ações, ampliar a participação dos estudantes nas atividades de ensino e de aprendizagem; contribuir para a melhoria dos cursos de graduação e aprofundar conhecimentos teóricos e práticos no componente curricular que o estudante estiver atuando como monitor.

Contatos no CCTA

Assessoria de monitoria no CCTA

Assessor(a): Prof. Ancélio Ricardo de Oliveira Gondim
E-mail: ancelio.ricardo@professor.ufcg.edu.br
Ramal:
(83) 3431-4062


Coordenações de monitoria das Unidades Acadêmicas do CCTA

Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos - UATA
Coordenador(a): 
Prof. Hallyson Gustavo Guedes de Morais Lima
E-mail:
hallyson.gustavo@professor.ufcg.edu.br

Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental - UACTA

Coordenador(a): 
Em definição
E-mail: 
Em definição

Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias - UAGRA

Coordenador(a):
Prof. Carlos Sérgio Araújo dos Santos
E-mail:
carlos.santos@ccta.ufcg.edu.br

Sistema de Monitoria (SiM-UFCG)

O SiM-UFCG foi criado com o intuito de dar mais agilidade, eficiência e simplicidade aos procedimentos do Programa de Monitoria. A plataforma foi pensada pela Coordenação de Programas e Estágios da Pró-Reitoria de Ensino (CPE/PRE) e desenvolvida pela Divisão de Informática (DI/PRE) e pode ser utilizado por monitores, professores e assessores dos centros de ensino.

Por meio do SiM é possível realizar a solicitação, inscrição e seleção de monitores; assinatura do Termo de Compromisso (contrato); registro de frequência; preenchimento de relatório e emissão de certificados para os docentes e discentes. Abaixo são disponibilizados os manuais de acesso ao SiM divididos por tipo de usuários:

Manual para discentes monitores
Manual para docentes orientadores
Manual para assessores de monitoria dos centros
Manual para coordenadores de monitoria das unidades acadêmicas

Inscrições para o programa

Os estudantes interessados em ser monitores devem aguardar a publicação do edital de seleção do Programa de Monitoria do respectivo período letivo e realizar sua inscrição por meio do Sistema de Monitoria da Universidade Federal de Campina Grande (SiM-UFCG), conforme calendário de inscrições definido no edital.

Emissão de Cerificados de Monitoria no CCTA

A emissão dos Certificados de Monitoria, a partir do ano de 2022, ocorre por meio do Sistema de Monitoria (SiM-UFCG). Para certificados de atividades realizadas antes do ano de 2022, o interessado deve entrar em contato com a coordenação de monitoria do seu curso ou com a assessoria de monitoria do campus nos contatos acima.

Publicações 

As publicações e informes do Programa de Monitoria do CCTA são realizados na página principal de notícias e/ou editais do centro. Para facilitar a localização dos informes e comunicados sugere-se a realização de busca no filtro de busca da página de notícias/editais utilizando o termo “monitoria” sem as aspas.

Atribuições Gerais 

As atribuições gerais dos diversos integrantes do programa de monitoria no âmbito da UFCG e no CCTA são as seguintes:

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página