Página inicial > Acesso ao Portal de Periódicos da Capes

Portal de Periódicos da Capes

Escrito por Everton Ferreira | Publicado: Quinta, 15 de Abril de 2021, 15h37 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 11h30 | Acessos: 5104

Sobre o Portal de Periódicos da Capes

O Portal de Periódicos da Capes foi oficialmente criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), em 11 de novembro de 2000. O portal de periódicos foi elaborado com a pretensão de fortalecer os programas de pós-graduação no Brasil por intermédio da democratização do acesso online à informação científica. O Portal de Periódicos CAPES fornece por meio do seu site acesso a diversos conteúdos em formato eletrônico, tais como: textos disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, nacionais e internacionais; diversas bases de dados que reúnem trabalhos acadêmicos e científicos, além de patentes, teses e dissertações entre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento.

Quem pode acessar o conteúdo assinado pela Capes?

Apenas usuários autorizados das instituições participantes podem usar o Portal de Periódicos da CAPES. Os usuários autorizados são professores permanentes, temporários e visitantes, estudantes de graduação, pós-graduação e extensão e funcionários permanentes e temporários vinculados oficialmente a essas instituições.

Alunos, professores e pesquisadores de instituições não participantes que desejarem acessar informações e obter documentos disponíveis no Portal de Periódicos devem procurar a biblioteca da instituição participante mais próxima. O atendimento será realizado dentro das condições estabelecidas pelos contratos firmados entre a Capes e os editores. Mais informações sobre instituições que participam do Portal de Periódicos da Capes podem ser obtidas no Portal de Periódicos.

É necessário pagar para usar o Portal?

O Portal é gratuito aos usuários vinculados às instituições participantes que atendam aos critérios de fomento à pesquisa e à pós-graduação definidos pela Capes. O acesso ao conteúdo assinado deve ser realizado a partir de computadores ligados às redes das instituições participantes ou por elas autorizados, sem necessidade de cadastro ou informe de usuário e senha.

Usuários de instituições não participantes podem utilizar o conteúdo de acesso aberto e gratuito disponível no Portal de Periódicos da Capes ou ainda se dirigir a instituições participantes para verificar as condições de uso e acesso disponíveis.

Como é feito o acesso ao conteúdo do Portal?

O acesso aos periódicos de textos completos assinados pela Capes e às bases de dados de resumos é livre e gratuito aos usuários autorizados. Ele é feito tradicionalmente em terminais ligados à internet por meio de provedores de acesso autorizados nas instituições participantes. Estes terminais são autorizados a partir do registro do IPs da instituição junto à Capes, que verifica a validade e propriedade dos mesmos. Não há necessidade de senha ou de identificação de usuários.

No CCTA a Biblioteca Setorial do Centro dispõe de computadores para que os usuários internos e externos possam realizar suas pesquisas junto ao Portal de Periódicos da Capes. Além disso, é oferecido acompanhamento e instrução para utilização do portal.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços, dentre os quais consta a possibilidade de acesso de forma remota ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos. Portanto, estando conectado na rede da instituição, o acesso é livre e pode ser realizado sem a necessidade de um login e senha.

Além disso, o acesso ao Portal de Periódicos fora do campus (em casa, em viagens ou durante uma pesquisa de campo) se tornou essencial neste momento em que o distanciamento social se faz necessário e a comunidade universitária trabalha, predominantemente, em home office.

O acesso remoto também é realizado pela plataforma da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e deve ser feito conforme orientações a seguir:

1 - Acesse o site http://periodicos.capes.gov.br;

2 - Clique na aba ACESSO CAFelocalizado no canto superior direito;

3 - Na tela que será aberta, selecione a instituição UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE e clique em enviar;

4 - Na página com a logomarca da UFCG, forneça Login e Senha - mesmas informações necessárias para acesso ao PSI ou SCAPOS;

Em seguida, no portal de Periódicos, o acesso é liberado ao acervo completo.