Estrutura Curricular
Área de concentração: Horticultura Tropical
Linhas de Pesquisa:
1- FISIOLOGIA DE PLANTAS HORTÍCOLAS
Congrega estudos no âmbito da horticultura tropical, envolvendo mecanismos fisiológicos de superação dos estresses hídricos e salino; relação nutrição mineral de plantas e metabolismo; uso de fitorreguladores e sua influência no crescimento e desenvolvimento das plantas, bem como estudos dos mecanismos fisiológicos e bioquímicos associados ao manejo pós-colheita de hortaliças e fruteiras.
2 - MANEJO DE SOLO E ÁGUA EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE PLANTAS HORTÍCOLAS
Pesquisas relacionadas ao manejo da disponibilidade de água e nutrientes no sistema solo-planta; desenvolvimento de novas tecnologias de fertilização do solo; estudos envolvendo a eficiência nutricional, hídrica e metabolismo de plantas hortícolas.
3 - PRÁTICAS CULTURAIS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE PLANTAS HORTÍCOLAS
Pesquisas ligadas aos fatores que afetam a produtividade das espécies hortícolas tais como: tecnologia de sementes e de propagação; aspectos fisiológicos da produção; práticas culturais que afetam a produção e a qualidade de espécies hortícolas.
Estrutura Curricular
Período letivo
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Horticultura Tropical apresenta regime de aulas semestral, de acordo com o calendário acadêmico da UFCG.
Horário de Aulas
As aulas ocorrem de Segunda a sexta-feira, das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.
Disciplinas da Estrutura Acadêmica
Disciplinas obrigatórias
1 - Experimentação na Horticultura
EMENTA: Importância da estatística experimental. Princípios básicos da experimentação. Delineamento inteiramente ao acaso. Delineamento em blocos ao acaso. Delineamento em quadrado latino. Procedimento pós análise de variância: testes de comparações múltiplas de médias e regressão linear simples e múltipla. Experimentos fatoriais. Experimentos em parcelas subdivididas. Aplicação de softwares.
2 - Fisiologia Vegetal
EMENTA Células vegetais. Relações hídricas. Nutrição Mineral. Fotossíntese. Translocação no floema. Crescimento e desenvolvimento. Fitocromo e fotomorfogênese. Hormônios vegetais. Controle da floração. Fisiologia do estresse.
3 - Metodologia da Pesquisa Científica
EMENTA: Ciência: conceito, evolução, métodos e técnicas. Conhecimento científico e outras classes de conhecimento. Ciência pura x ciência aplicada. Método científico: tema e problema. Conceito de pesquisa. Tipos de pesquisa científica. Fases da pesquisa científica. Ética na ciência. Princípios de redação científica. Documentos científicos: redação e normalização.
COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS
SEMINÁRIO I
EMENTA Apresentação e discussão de temas relacionados com as linhas de pesquisa do Programa e de temas mais abrangentes e atuais através de palestras apresentadas por Professores, pesquisadores, especialistas e alunos do Programa. Pela natureza da disciplina, a bibliografia da disciplina não é necessária.
SEMINÁRIO II
EMENTA Apresentação e discussão de temas relacionados com as linhas de pesquisa do Programa e de temas mais abrangentes e atuais através de palestras apresentadas por Professores, pesquisadores, especialistas e alunos do Programa. Pela natureza da disciplina, a bibliografia da disciplina não é necessária.
Disciplinas optativas
1 - Olericultura I
EMENTA Introdução a produção de hortaliças: caracterização do setor, importância econômica, social e nutracêutica das hortaliças e cadeia produtiva. Instalação de hortas. Origem e distribuição geográfica. Botânica e taxonomia. Propagação. Crescimento e desenvolvimento. Clima. Manejo cultural. Colheita, armazenamento e comercialização das hortaliças . Interação dos fatores ambientais e produtivos nos sistemas de produção: cultivo protegido, hidroponia, consórcio e biodinâmico/orgânico.
2 - Olericultura II
EMENTA Análise dos fatores de produção e industrialização das principais hortaliças de raízes, tubérculos e bulbos cultivadas no Brasil a exemplo do alho, cebola, cenoura, beterraba, batatadoce e/ou inhame). Análise dos fatores de produção e industrialização das principais hortaliças de folhas e flores cultivadas no Brasil e/ou no Nordeste (alface, repolho, couve, couve-flor, rúcula e/ou cebolinha). Análise dos fatores de produção e industrialização das principais hortaliças de frutos cultivadas no Brasil (pimentão, berinjela, tomate, melão, pepino, abóbora, melancia e/ou quiabo)
3 - Fruticultura Tropical I
EMENTA Análise dos fatores que influem na produção das espécies de fruteiras, com ênfase nas conquistas tecnológicas referentes às fruteiras tropicais de importância econômica, destacando-se: os sistemas de produção, a fisiologia da produção, as relações fonte-dreno, o controle do florescimento e da frutificação, os métodos culturais, a propagação, a nutrição das plantas, colheita e embalagem. Discussão de resultados de pesquisas sobre: sistemas de produção, efeitos das interações climáticas sobre o crescimento, desenvolvimento e a produção das fruteiras, propagação, poda, manejo de pomar e fatores relativos a nutrição e aspectos fitossanitários.
4 - Fruticultura Tropical II
EMENTA Tecnologia de produção na cultura do Abacaxizeiro: aspectos do plantio à comercialização. Tecnologia de produção de Bananeira: aspectos do plantio à comercialização. Tecnologia de produção de Coqueiro: aspectos do plantio à comercialização. Tecnologia de produção de Mangueira: aspectos do plantio à comercialização. Tecnologia de produção de Mamoeiro: aspectos do plantio à comercialização. Tecnologia de produção de Maracujazeiro: aspectos do plantio à comercialização.
5 - Produção de Sementes de Plantas Hortícolas
EMENTA Importância e características de sementes de alta qualidade. Desenvolvimento, maturação e colheita de sementes de espécies hortícolas. Aspectos básicos de morfologia e fisiologia (germinação e dormência) de sementes hortícolas. Sistemas de produção de sementes hortícolas. Beneficiamento, secagem e tratamento de sementes hortícolas. Deterioração e armazenamento de sementes hortícolas. Avaliação do potencial fisiológico e sanitário de sementes hortícolas. Tecnologias avançadas aplicadas às sementes de espécies hortícolas.
6 - Propagação de Plantas Hortícolas
EMENTA Aspectos gerais da propagação de plantas. Métodos de propagação de espécies vegetais. Base anatômica e fisiológica da propagação vegetativa. Fatores que influenciam na propagação plantas. Infraestrutura para propagação de plantas. Insumos e reguladores de crescimento utilizados na propagação vegetal.
7 - Água no Sistema Solo-Planta-Atmosfera
EMENTA Sistema água-solo-planta-atmosfera. Propriedades da água. Estados de energia da água no solo. Infiltração de água no solo. Armazenamento de água no solo. Balanço de radiação. Evaporação e evapotranspiração da água. Movimento de água no sistema solo-plantaatmosfera. Necessidades hídricas das culturas. Eficiência de uso da água pelas plantas.
8 - Nutrição Mineral de Plantas
EMENTA Funções de macro e micronutrientes. Elementos úteis e tóxicos. Mecanismos de absorção de elementos pelas raízes e pelas folhas. Transporte e redistribuição de nutrientes. Exigências nutricionais das plantas e espécies hortícolas. Mecanismos de adaptação das plantas a estresse nutricional. Cultivo de plantas em ambiente controlado. Avaliação do estado nutricional das plantas. Nutrição mineral de plantas e qualidade dos produtos hortícolas.
9 - Adubos e Adubações de Plantas Hortícolas
EMENTA Generalidades sobre solos. As fases do solo. Leis da fertilidade do solo. Transporte de nutrientes para as raízes. Reação do solo. Macro e micronutrientes no solo: dinâmica e fertilizantes. Matéria orgânica do solo. Análise química do solo: interpretação e recomendação de adubação. Fertilidade de solos afetados pela salinidade e sodicidade.
10 - Reuso da Água na Horticultura
EMENTA Importância da água. Conservação dos Recursos Hídricos. Oferta e demanda de água. Minimização do consumo de água em sistemas agrícolas. Aproveitamento de água pluvial. Reuso de águas servidas. Aspectos qualitativos e quantitativos do Reuso, associados ao tipo de tratamento de água. Análise custo/benefício. Hidráulica de água residuárias; Sistemas de irrigação usados em reuso; Culturas adequadas ao reuso; Efeitos do reuso no solo (infiltração, percolação e escoamento superficial).
11 - Manejo da Irrigação e Drenagem
EMENTA Introdução a Irrigação. Sistemas de irrigação por aspersão. Sistemas de irrigação localizada. Sistemas de irrigação por superfície. Avaliação de sistemas de irrigação. Qualidade da água para irrigação. Sistematização de terreno. Drenagem superficial. Drenagem do solo. Construção e manutenção de sistemas de drenagem.
12 - Manejo de Pragas de Plantas Hortícolas
EMENTA Identificação de insetos praga de espécies hortícolas. Amostragem de pragas e inimigos naturais. Toxicologia de inseticidas. Manejo integrado de pragas. Manejo ecológico de pragas. Receituário Agronômico. Seletividade e resistência de insetos aos inseticidas.
13 - Manejo de Doenças de Plantas Hortícolas
EMENTA Introdução a doenças de plantas. Conceito e causas das doenças de plantas. Princípios gerais de controle. Controle biológico, físico, cultural, genético e químico de doenças em espécies hortícolas.
14 - Manejo Agroecológico de Plantas Hortícolas
EMENTA Histórico da agroecologia. Teoria ecológica. Ecologia de ecossistemas naturais e agroecossistemas. Ecologia da nutrição mineral em agroecossistemas. Ecologia e manejo de artrópodes em agroecossistemas. Ecologia e manejo de plantas espontâneas em agroecossistemas. Ecologia e manejo de patógenos em agroecossistemas. Recursos genéticos em agroecossistemas. Sistemas de cultivo múltiplo. Sistemas agrícolas tradicionais. Desenho e manejo de sistemas agrícolas sustentáveis.
15 - Controle de Plantas Daninhas
EMENTA Importância e biologia de plantas daninhas. Métodos de manejo de plantas daninhas. Herbicidologia. Princípios de resistência de plantas daninhas a herbicidas. Tecnologia de aplicação de herbicidas. Identificação de plantas daninhas.
16 - Ecofissiologia Vegetal
EMENTA Produtividade das culturas exploradas no Semiárido; Energia da água no solo e na planta; Processos fisiológicos e produtividade; Distribuição de assimilados nas plantas; Sistemas de cultivos; Respostas fisiológicas das plantas às condições adversas de ambiente.
17 - Bioquímica de Frutos e Hortaliças
EMENTA Fisiologia, composição química e valor nutricional das frutas e hortaliças; Metabolismo geral do amadurecimento; Alterações na composição, maturação e senescência; Biossíntese e regulação do etileno; Transformações da parede celular durante o amadurecimento; Escurecimento enzimático e não enzimático; Fisiologia e bioquímica dos danos causados pelo frio; Avanços tecnológicos sobre a bioquímica de frutos e hortaliças.
18 - Tópicos Especiais
EMENTA Em caso de oferecimento desta disciplina, deverá ser apresentado previamente um projeto ao Colegiado do Curso contendo o subtítulo que melhor identifique e caracterize a disciplina a ser ofertada, bem como ementa e bibliografia, unidade responsável, carga horária e número de créditos.
Redes Sociais