Sobre o PPGHT
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Horticultura Tropical, Nível de Mestrado, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Campus Pombal, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi aprovado com conceito 3 pela CAPES, em dezembro de 2011.
Objetivo
Tem como objetivo formar docentes, pesquisadores e profissionais especializados para atuarem na área específica de Horticultura. Sua missão é contribuir efetivamente na busca de soluções para os principais entraves ao desenvolvimento da horticultura no contexto do semiárido.
Linhas de Pesquisa
O curso possui três linhas de pesquisas: a) Práticas culturais em sistemas de produção de hortícolas; b) Manejo de solo e água em sistemas de produção de hortícolas e c) Fisiologia de plantas hortícolas. Dentro de cada uma, encontra-se um elenco de disciplinas optativas que possibilitará ao profissional egresso ser capaz de: resolver problemas em Horticultura Tropical, com ênfase naqueles de ocorrência em condição de semiárido, bem como os de maior abrangência; Ampliar seu conhecimento para o manejo sustentável de sistemas de produção do setor hortícola, com benefícios econômicos e sociais em nível regional e nacional e ou ampliar conhecimento para atender as novas demandas do mercado globalizado, visando o desenvolvimento de um agronegócio local e regional capaz de competir nos mercados nacionais e internacionais.
Estrutura
O Programa de Horticultura Tropical funcionará vinculado à Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias (UAGRA) e é composto por 10 professores doutores, distribuídos nas três linhas de pesquisas do curso, Também conta com professores doutores dos quais 2 são colaboradores e 1 visitante de outra instituições a exemplo da UFERSA de Mossoró-RN. O Curso dispõe de 7 laboratórios, 1 Miniauditório; 1 sala de informática para os discentes, 1 sala para a coordenação do programa e 3 salas de aula climatizadas com capacidade para 30 pessoas, com data-show, estrutura obtida com recursos da UFCG, CAPES e FINEP. Para apoio no desenvolvimento de projetos, o Programa conta com professores que tem recebido em forma de projetos, auxílio do CNPq e do BNB, entre outras. Dependendo da disponibilidade na ocasião o aluno selecionado pode ser contemplado com uma bolsa cedida pela CAPES. O limite mínimo de créditos em disciplinas para a integralização do Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical é de 24 créditos e o curso deve ser finalizado em 24 meses.
Redes Sociais