Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > apresentacao-pgrs
Início do conteúdo da página
notícias do ccta

CCTA apresenta plano de gestão de resíduos sólidos em comunidade rural de Pombal

  • Escrito por Everton Ferreira
  • Publicado: Quinta, 24 de Julho de 2025, 11h09
  • Última atualização em Quinta, 24 de Julho de 2025, 11h13
  • Acessos: 916
imagem sem descrição.


No dia 11 de julho, o distrito de Várzea Comprida dos Leites, em Pombal-PB, recebeu uma importante ação de extensão universitária promovida pelo Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus Pombal da UFCG. Estudantes do curso de Engenharia Ambiental, sob orientação das professoras Dra. Thâmara Martins Ismael de Sousa e Dra. Naiara Ângelo Gomes, apresentaram à comunidade local uma proposta de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A ação foi motivada por demanda da enfermeira do distrito, Rebeca Olímpio, preocupada com os impactos do descarte irregular de resíduos na saúde da população. A proposta resultou de visitas técnicas e diagnósticos prévios, apontando problemas como o acúmulo de lixo domiciliar, descarte inadequado de pneus, resíduos da construção civil e até carcaças de animais em áreas sensíveis, como o leito de um riacho intermitente.

Durante a apresentação, conduzida pelas discentes Kelly Nayara Cordeiro Viturino, Jarina Cybelle Fernandes do Nascimento e Beatriz Miranda Amorim, foram detalhadas soluções como a criação de um Espaço de Armazenamento Temporário (EAT), a separação de resíduos, a comercialização de recicláveis e o descarte correto de materiais orgânicos e perigosos. A atividade também contou com a participação dos estudantes Francielio G. do Nascimento, Gleide Linhares de Azevedo, Isadora Kayllane T. de Almeida, Jose Maurilio F. da Silva, Maria Alynne Sousa Oliveira e Mariana Oliveira Pedrosa.

Ao final, uma roda de conversa com os moradores possibilitou reflexões sobre a realidade local e reforçou o interesse da comunidade em colaborar com a implementação do plano. A expectativa é que, com apoio da gestão municipal e o engajamento popular, o PGRS possa ser executado e replicado em outras comunidades rurais da região.

A iniciativa reafirma o compromisso da UFCG com a extensão universitária e com a promoção de soluções sustentáveis para os desafios ambientais do semiárido paraibano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página