Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação do campus Pombal são atualizados
Após alguns anos de debate, reuniões e muito trabalho realizado pelas unidades acadêmicas através das suas coordenações de ensino, colegiados de cursos e Núcleos Docente Estruturantes - NDE, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE do campus Pombal da UFCG, em reunião ordinária realizada no final do mês de abril, aprovou as propostas de reformulação dos Projetos Pedagógicos de Cursos - PPC referente aos cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos. A proposta de reformulação do PPC do curso de graduação em Agronomia já havia sido aprovada no âmbito do centro no ano de 2021.
Os trabalhos relacionados à elaboração das propostas de reformulação dos PPCs de alguns dos cursos do centro vêm sendo desenvolvidos desde o ano de 2019, sendo fruto do debate coletivo envolvendo os diversos setores que estão diretamente vinculados aos cursos de graduação do campus. Depois da aprovação no centro, as referidas propostas de reformulação serão submetidas à apreciação por parte da Coordenação Geral de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino da UFCG e, sendo aprovadas, serão homologadas por meio de Resolução momento em que entrarão em vigor.
A reformulação dos PPCs representa um marco extremamente relevante no caminho rumo à otimização do processo de ensino-aprendizagem por parte do CCTA/UFCG, configurando-se como instrumento balizador que tem por objetivo fundamentar e sistematizar os currículos dos cursos do centro, permitindo o avanço em estratégias e ações de ensino, pesquisa e extensão, ratificando, com isso, a missão da UFCG que é “produzir e promover conhecimento de vanguarda e transformação social”.
Desde o início de todo o processo de reformulação dos PPCs os setores responsáveis por sua condução têm procurado ouvir a comunidade acadêmica na busca por compreender as demandas e a visão de cada segmento (professores, estudantes e técnicos administrativos) de maneira que as modificações, tanto no aspecto curricular quanto no que diz respeito à implantação de novas iniciativas e estruturas, pudessem estar fundamentadas na experiência acumulada pela comunidade acadêmica durante o desenvolvimento dos cursos.
A elaboração das propostas de reformulação dos PPCs foram baseadas, entre outras coisas, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996), no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFCG, na Resolução nº 23/2022 da Câmara Superior de Ensino da UFCG, nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia (Resolução nº 02/2019-CES/CNE e nº 01/2021-CES/CNE1), nas Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (Resolução nº 07/2018-CES/CNE), na Portaria nº 2.117/2019-MEC e no Plano de Expansão da Universidade Federal de Campina Grande - PLANEX.
A partir da dinâmica evolutiva dos processos de ensino-aprendizagem, dos conhecimentos que devem ser abordados e das habilidades e competências que devem ser desenvolvidas em cada um dos cursos e das exigências e expectativas do mercado e da própria sociedade de modo geral, a reformulação dos projetos pedagógicos deve ser entendida como um processo contínuo de aprendizagem, de mudanças e, sobretudo, de aperfeiçoamento.
Um pouco mais sobre os cursos do CCTA
O curso de graduação em Agronomia foi criado pela Resolução nº 02/2006 da Câmara Superior de Ensino da UFCG. Na época da sua criação o curso era vinculado à extinta Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos - UAATA e sua história caminha junto com a história da implantação do campus de Pombal ocorrida no mesmo ano. A partir do ato de criação foram iniciados os trabalhos de absorção por transferência voluntária de 149 alunos oriundos da Faculdade de Agronomia de Pombal (FAP) e posteriormente foram realizados processos seletivos para novos ingressantes.
O Curso de Engenharia Ambiental, que passará a ser o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, vinculado à Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental – UACTA, foi criado pela Resolução nº 11/2007 da Câmara Superior de Ensino da UFCG, tendo iniciado suas atividades ainda naquele ano abrindo 50 vagas para ingressantes.
Por sua vez, o curso de graduação em Engenharia de Alimentos, vinculado à Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos - UATA, foi criado pela Resolução nº 12/2007, de 15 de julho de 2007, da Câmara Superior de Ensino da UFCG e também iniciou suas atividades em 2007 abrindo 50 vagas para novos ingressantes.
Mais recentemente, o curso de graduação em Engenharia Civil, também vinculado à Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental - UACTA, foi criado pela Resolução nº 01/2014 da Câmara Superior de Ensino da UFCG e iniciou as atividades de ensino em 06 de outubro de 2014 (período letivo 2014.2, com 43 ingressantes. Na Avaliação de Reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), realizada entre os dias 10 e 13 de março de 2019, obteve conceito máximo.
Redes Sociais (Capa do site)