Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > ipa-pi
Início do conteúdo da página
estrutura do centro

Conheça a Indústria Piloto de Alimentos

Escrito por Everton Ferreira | Publicado: Segunda, 26 de Julho de 2021, 14h03 | Última atualização em Segunda, 26 de Janeiro de 2026, 15h17 | Acessos: 32

Voltada às atividades práticas de ensino, pesquisa, extensão da área da Engenharia de Alimentos

imagem sem descrição.

Contato:

Responsável: Prof. Dr. Bruno Raniere Lins de Albuquerque Meireles
Cargo/Função: Coordenador Geral
E-mail: bruno.raniere@professor.ufcg.edu.br

Sobre o setor:

A Indústria Piloto de Alimentos - IPA do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA da UFCG, conta com uma infraestrutura destinada à consolidação do processo formativo de Ensino-Aprendizado aplicado, sobretudo, aos discentes do curso de graduação em Engenharia de Alimentos, os quais, por meio dessa infraestrutura, têm a oportunidade de mesclar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com os conhecimentos práticos exigidos para o bom funcionamento das indústrias de alimentos.

A Indústria Piloto de Alimentos é composta por quatro mini-indústrias, que reproduzem, em escala piloto, diferentes segmentos do setor alimentício, quais sejam: Mini-indústria de Carnes e Pescado, destinada ao processamento e à avaliação da qualidade de produtos cárneos e de pescado. Mini-indústria de Frutas e Hortaliças que é voltada ao beneficiamento e à conservação de produtos vegetais. Mini-indústria de Panificação e Confeitaria, que, por sua vez, contempla a produção de pães, bolos e produtos afins, envolvendo técnicas de preparo e cocção. Por fim, a Mini-indústria de Leite e Derivados é dedicada ao processamento do leite e à elaboração de produtos lácteos, com foco na qualidade e na segurança dos alimentos.


A indústria é utilizada, entre outras atividades, na realização de aulas práticas das mais diversas disciplinas do curso, tais como: 
tecnologia de produtos hortícolas, tecnologia de carnes e derivados, tecnologia do pescado, tecnologia de grãos e cereais, tecnologia de leite e derivados, tecnologia de queijos, tecnologia de materiais e embalagens, higiene na indústria de alimentos e química de alimentos I e II

 


O ambiente também é fundamental para o desenvolvimento de estágios acadêmicos (obrigatórios e não obrigatórios) e realização de trabalhos de conclusão de curso. Além disso, a indústria piloto objetiva potencializar as atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos via desenvolvimento de projetos de iniciação científica e/ou tecnológica, mestrado e/ou doutorado voltados para a área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e áreas afins.


No que tange ao aspecto social, a indústria piloto de alimentos representa um elemento importante no tocante ao desenvolvimento de projetos de extensão e realização de cursos e minicursos voltados para a ciência e tecnologia de alimentos, os quais poderão ser ofertados tanto aos discentes do CCTA como também de outras instituições, assim como à comunidade local e regiões circunvizinhas.

Nesse contexto, além de suas atividades acadêmicas, a Indústria Piloto de Alimentos (IPA) também vem desenvolvendo ações de consultoria técnica, sobretudo direcionadas a cooperativas, associações e empresas do setor alimentício, com o propósito de contribuir para o aprimoramento de processos produtivos. Essas iniciativas buscam oferecer suporte técnico especializado, auxiliando na melhoria da qualidade dos produtos, no aumento da produtividade, no desenvolvimento agropecuário da região e, consequentemente, fortalecendo o vínculo entre a universidade e o setor produtivo.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página