Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > missão-africa
Início do conteúdo da página
missão internacional

Pesquisador do CCTA participa de missão do Programa Mundial de Alimentos da ONU na África

  • Escrito por Everton Ferreira
  • Publicado: Quinta, 13 de Novembro de 2025, 13h37
  • Última atualização em Quinta, 13 de Novembro de 2025, 14h01
  • Acessos: 125
imagem sem descrição.


A expertise da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na execução de projetos de cooperação internacional voltados ao desenvolvimento econômico e da agricultura familiar na África desde 2022, levou um pesquisador da instituição a integrar uma importante missão técnica nos países de Benin e São Tomé e Príncipe, entre os meses de outubro e novembro deste ano.

A convite do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (WFP), o pesquisador e professor colaborador Luderlândio Silva (mais à esquerda na foto), do campus Pombal, participou como consultor de um projeto-piloto de transferência de técnicas agrícolas e de acesso à água, com foco no desenvolvimento da alimentação escolar sustentável.

Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais (PPGSA) do CCTA/UFCG, Luderlândio já havia integrado projetos do gênero nos países africanos de Moçambique, Angola, Quênia e Tanzânia. Neste último, entre os anos de 2022 e 2024, o projeto Além do Algodão beneficiou, em 18 meses, mais de oito mil agricultores familiares da região. O projeto também contou com a participação das professoras Vanille Pessoa e Alfredina dos Santos Araújo, dos campi Cuité e Pombal, respectivamente.

Em Benin e São Tomé e Príncipe, a missão teve o objetivo de compartilhar boas práticas de tecnologias de acesso à água, energia limpa e agropecuária sustentável para atores ligados ao Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), potencializando o fornecimento de alimentos saudáveis e nutritivos para alimentação escolar. A iniciativa ainda contou com a participação de representantes dos Ministérios da Justiça, e da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, além de agricultores membros da Associação para o Desenvolvimento Agropecuário e Proteção do Ambiente (ADAPPA).

Durante a missão, foram implementadas diversas soluções adaptadas ao contexto local, com foco na sustentabilidade e na segurança alimentar. Entre as atividades, foram realizados treinamentos envolvendo teoria e prática para construções de modelos de cisterna de placas para captação de água da chuva nas escolas; fogões e canteiros ecológicos; tanques para criação de peixes; e biodigestores; além de formulação de ração alternativa para animais de pequeno porte.

“Os projetos não só favorecem o Brasil como um país de relevância em pesquisa no cenário internacional, mas têm algo maior, que é a mudança de vida das pessoas assistidas. Podemos citar como exemplo as crianças que andavam três quilômetros para ir buscar água para beber e, com a construção de cisternas, passaram a ter água de qualidade. Outras iniciativas foram as construções de fogões e biodigestores, que promovem a melhoria na produção da alimentação escolar”, destacou Luderlândio.

 

 

 

Fonte: Ascom UFCG
Original em: https://portal.ufcg.edu.br/ultimas-noticias/6102-ufcg-participa-de-missao-do-programa-mundial-de-alimentos-da-onu-na-africa.html

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página