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Processo eleitoral

CCTA promove eleição para escolha de coordenadores da UAGRA

  • Escrito por Segundo Nunes
  • Publicado: Segunda, 13 de Setembro de 2021, 18h10
  • Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 16h04
  • Acessos: 617

A Comissão Eleitoral designada pela Portaria PORTARIA SEI Nº 47 /2021-DC/CCTA/UFCG, DE 03 DE AGOSTO DE 2021 da Direção do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, no uso de suas atribuições, vem informar que no dia 15 de setembro de 2021, das 8:00 as 17:00 horas, realizará processo eleitoral para escolha de Coordenador Administrativo, Coordenador de Ensino de Graduação, Coordenador de Pesquisa e de Extensão e Coordenador de Pós-Graduação.

Somente a chapa "SOMOS A UAGRA EM AÇÃO" se inscreveu para participar do processo sendo que a mesma deve alcançar 50 + 1% dos votos válidos.

A consulta eleitoral será realizada totalmente de forma online gerida pelo sistema Helios onde a comunidade acadêmica pode acessar clicando aqui ou copiando e colando o link a seguir no seu navegador preferido: https://votacao.eleicoes.ufcg.edu.br/helios/elections/7666edec-14a5-11ec-862a-000c2952e8f0/view

Confira abaixo a carta programa da chapa "SOMOS A UAGRA EM AÇÃO"

 

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CHAPA: “SOMOS A UAGRA EM AÇÃO”
Professor Dr. Ancélio Ricardo de Oliveira Gondim (Coordenador Administrativo)
Professor Dr. Marcelo Cleón de Castro Silva (Coordenador de Curso)
Professor Dr. Francisco Hevilásio Freire Pereira (Coordenador de Pesquisa)
Professora Dra. Railene Hérica Carlos Rocha Araújo (Coordenadora da PPGHT)


CARTA PROGRAMA


A gestão será pautada na melhoria das atividades de ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO; e no apoio a qualificação dos seus membros.

→ Ensino:
✓ Divulgar o curso de graduação em Agronomia e de Pós-Graduação em Horticultura Tropical junto às instituições de ensino públicas e privada, bem como promover extensiva divulgação pelo site do CCTA/ UFCG e redes sociais para todo o Brasil.
✓ Aprimorar as normas interna da Pós-Graduação em Horticultura Tropical.
✓ Estimular a participação de discente no programa de monitoria.
✓ Dialogar com os discentes semestralmente para ouvir demanda e aprimorar a melhoria do ensino.
✓ Estabelecer parcerias com empresas para que os alunos possam realizar visitas técnicas, estágios e pesquisas científicas.
✓ Estimular o intercâmbio de discentes junto a instituições de ensino superior nacional e internacional.
✓ Apoiar os eventos acadêmicos como Sintagro, semanas acadêmicas, ciclo de palestras, seminários e cursos de formação que valorizem o conhecimento científico e as demandas da sociedade.
✓ Estimular o ensino de graduação e pós-graduação através de práticas em campo, na Fazenda Experimental.

→ Pesquisa:
✓ Estimular maior interação dos pesquisadores em grupos de pesquisa da UAGRA.
✓ Solicitar aos docentes que identifiquem seus projetos “guarda-chuva” e os submeta para apreciação e aprovação na unidade acadêmica.
✓ Apoiar o envio de projetos que possibilitem a aquisição de recursos financeiros para equipamento e reagentes junto a agências de fomento como CNPq, CAPES, FAPESQ, entre outros;
✓ Estimular o desenvolvimento pesquisas tecnológicas e inovadoras;
✓ Divulgar Editais de agências de fomento a pesquisa e estimular o envio de propostas pelos docentes da UAGRA, em parceria com outras instituições;
✓ Solicitar apoio da direção do CCTA na abertura de editais interno para subsidiar publicações em periódicos nacionais e internacionais de alto fator de impacto.

→ Infraestrutura:
✓ Pleitear e apoiar a direção do CCTA, na melhoria da infraestrutura do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical.
✓ Apoiar a direção do CCTA, com relação a busca da construção do ginásio poliesportivo para garantir melhorias do curso de Agronomia.
✓ Com apoio da direção do CCTA, solicitar a manutenção de todos os equipamentos essenciais para o bom funcionamento da UAGRA.
✓ Solicitar apoio da direção do CCTA na consolidação da infraestrutura da fazenda experimental para a realização de aulas práticas e pesquisas.
✓ Solicitar apoio da direção do CCTA na consolidação da infraestrutura das casas de vegetação do campus, para a realização de aulas práticas e pesquisas

→ Recursos Humanos:
✓ Promover a elaboração/atualização do plano de capacitação dos recursos humanos (corpo docente e técnico-administrativo) que atenda plenamente as demandas da unidade;
✓ Acompanhar e estimular a capacitação continuada dos docentes e técnicos administrativos, de maneira que atenda aos anseios da unidade e do CCTA.
✓ Ampliar as parcerias com empresas agrícolas e instituições de modo proporcionar maiores oportunidade para estágios e empregabilidade para os recém egressos
✓ Ampliar a oportunidade de qualificação de estudantes voluntários em projetos de pesquisas aprovados na unidade acadêmica, com emissões de certidões pela Coordenação de Pesquisa.

 

Prof. Dr. Ancélio Ricardo de Oliveira Gondim (COORDENADOR ADMINISTRATIVO). Natural de Upanema–RN possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESAM (2004), mestrado em Fitotecnia pela UFV (2006) e doutorado em Produção Vegetal pela UNESP/Jaboticabal (2010), possui experiência como coordenador Administrativo e de ensino da UAGRA. Área de atuação: Nutrição e Adubação de hortaliças, com ênfase na produção de biofertilizante enriquecido e cultivo de plantas medicinais.

Prof. Dr. Marcelo Cleón de Castro Silva (COORDENADOR DE GRADUAÇÃO). Natural de Mossoró–RN Graduado em Agronomia pela Engenheira Agronomia pela ESAM (1998), possui Mestrado em Fitotecnia pela UFERSA (2002), doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) (2007), Primeiro Pós-Doutorado pela UFV (2009) e Segundo Pós-Doutorado na UFV (2010). De 2012 a 2016 foi Professor do Magistério Superior na UFPA no Curso de Engenharia Agronômica no campus de Altamira, onde foi Diretor do Curso de Agronomia no período de 2014 a 2016. Atualmente é Professor na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) campus de Pombal. Participa do quadro de Professores Permanentes do Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais na UFCG campus de pombal. Presta consultoria para os periódicos Horticultura Brasileira, Ceres, Planta Daninha, Ciência Rural e Caatinga. Tem experiência em manejo e tratos culturais, atuando principalmente nas subáreas: Olericultura, nutrição mineral e adubação de plantas e manejo de culturas.

Prof. Dr. Francisco Hevilásio Freire Pereira (COORDENADOR DE PESQUISA E EXTENSÃO). Natural de Upanema – RN, possui graduação em Engenheira Agronomia pela ESAM, Mestre e Doutor em fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2002 e 2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: olericultura, nutrição mineral e fisiologia de plantas cultivadas.

Profa. Dra . Railene Hérica Carlos Rocha Araújo (COORDENADORA DE PÓS-GRADUAÇÃO). Natural de Mossoró - RN, possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2000), mestrado em Agronomia: Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2003), doutorado em Fitotecnia (Fisiologia pós-colheita de fruteiras) pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e Pós-Doutorado em Fitotecnia (UFERSA, 2009). Atualmente é professora associada II da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Coordenadora pro tempore do Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical (PPGHT) e Coordenadora do Programa Residência Profissional Agrícola do Ministério da Agricultura, na UFCG. Tem experiência na área de Fisiologia Pós-Colheita de Frutos e Hortaliças Tropicais e Manejo de Fruteiras. Leciona na graduação do curso de Agronomia as disciplinas Fruticultura geral, Fisiologia pós-colheita e Estatística experimental e nos Cursos de Pós-Graduação em Horticultura Tropical e Sistemas Agroindustriais - PPGSA (Profissional) disciplinas de Fruticultura. É orientadora de estudantes de pós-graduação do PPGHT e PPGSA, de alunos concluintes de graduação em agronomia e engenharia de alimentos e de estudantes em programas de iniciação científica PIBIC e PIBITI. Atua nos seguintes temas em suas linhas de pesquisa: recobrimentos e filmes comestíveis, embalagem, qualidade, armazenamento, conservação e fruticultura irrigada.

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